NR 13

NR-13 é a Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego que orienta a inspeção de segurança e de operação para vasos de pressão, caldeiras e tubulações.

Com o objetivo de oferecer segurança aos trabalhadores, a Norma descreve obrigações relacionadas à instalação, inspeção, operação e manutenção destes equipamentos, especialmente no que diz respeito à integridade estrutural.

A fiscalização é realizada pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O nosso papel, como Tecnoiso, é fazer as devidas inspeções, medições e verificações; trabalho que culmina com a produção de um relatório de inspeção que certifica que a empresa está dentro das normas, documento que será entregue ao órgão Federal para devidas conferências.

A inspeção é realizada por um engenheiro mecânico, que é o responsável técnico pela emissão deste certificado. O CREA, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, faz o monitoramento de todo este trabalho que é conferido por representantes do Ministério do Trabalho e Emprego.

Diagnóstico e consultoria


Um importante diferencial da Tecnoiso é o serviço de diagnóstico e consultoria oferecido para empresas que estão em fase de adequação à NR-13.

O engenheiro mecânico vai até a empresa contratante e faz a avaliação. Na sequência, apresenta um diagnóstico que atesta se a estrutura está ok ou precisa de ajustes para adequação à NR-13.


E quando a estrutura do vaso de pressão está comprometida?


Nossa equipe também realiza reparos específicos em caldeiras e vasos de pressão que tem sua estrutura comprometida.

Este trabalho acontece em conformidade com o PAR, Projeto de Alteração ou Reparo, documento emitido pelo CREA para certificar que a manutenção equipamento realizada corretamente e agora a caldeira tem condições ideais de operação.